História

A Fundação foi criada com a função inicial de desenvolver a área educacional em 1972, com a autorização, em 1974, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patrocínio/MG (ensino superior) e do Colégio Agrícola Sérgio de Freitas Pacheco (ensino profissionalizante em agropecuária).

Por iniciativa do Conselho Diretor da Fundação, em 26 de abril de 1993, ocorreu a alteração de sua nomenclatura para Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio – FUNCECP.

Em 1999, foi aprovada pela Câmara Municipal de Patrocínio a Lei nº 3.233/99, que retirou do Poder Executivo as atribuições de indicação de membros para o Conselho Diretor, bem como as indicações do Presidente e do Vice-Presidente, e ainda inseriu, na estrutura organizacional da FUNCECP, o Conselho Fiscal. Essa lei deu escopo legal ao Decreto nº 1.159/93 e abriu espaço para proceder à reforma estatutária que hoje vigora.

Em 2001, ocorreu a reforma estatutária desejada, cujo um dos pontos fundamentais refere-se à criação do Conselho Comunitário, órgão deliberativo que define a política funcional e organizacional da FUNCECP.

A Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio está situada na Avenida Líria Terezinha Lassi Capuano, nº 455 – Bairro Chácara das Rosas, município de Patrocínio/MG. Atualmente, é uma fundação de direito privado, sem finalidade lucrativa, e conta com 129 membros efetivos no Conselho Comunitário.

FUNCECP

visão

“Ser referência nacional em gestão educacional, reconhecida pela qualidade, inovação e impacto social das instituições que mantém.”

Missão

“Promover, apoiar e fortalecer iniciativas educacionais que formem cidadãos e profissionais comprometidos com a ética, a ciência e o desenvolvimento social, garantindo condições estruturais, acadêmicas e administrativas para a excelência no ensino, pesquisa e extensão.”

Valores

Na conduta pessoal:

Dignidade, integridade, caráter, empatia e espírito de solidariedade.

No relacionamento interpessoal:

Respeito mútuo, lealdade, diálogo, honestidade, compreensão e humildade.

No exercício das atividades institucionais:

Ética, competência, responsabilidade, disciplina, criatividade, dedicação e compromisso com a melhoria contínua.

No processo de tomada de decisão:

Transparência, justiça, busca por consenso, verdade, equilíbrio e garantia de igualdade de oportunidades.

No relacionamento entre órgãos colegiados, unidades e instituições mantidas:

Cooperação, espírito de equipe, profissionalismo, corresponsabilidade e comunicação clara e eficaz.

No relacionamento com outras instituições e com a sociedade:

Responsabilidade, independência, transparência, parceria e atuação orientada ao bem comum.

Na vida comunitária:

Participação ativa, engajamento e compromisso com o desenvolvimento social, cultural e econômico da comunidade.

E, em todas as circunstâncias:

Agir com amor, respeito e propósito, promovendo o bem, a união e a busca constante pela excelência.

MANTIDAS

Visão aérea

VENHA NOS VISITAR